FAQ
O QUE É UM CERTIFICADO DIGITAL?

Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como um RG de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual. Com ele, é possível assinar documentosemitir notas fiscais e fazer diversas operações remotamente com validade jurídica.

Esta ferramenta garante proteção às transações via internet e outros serviços digitais, já que a tecnologia foi desenvolvida para fornecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações. 

NÃO VALIDEI O MEU CERTIFICADO ANTERIOR NA TECH RIO, POSSO FAZER A RENOVAÇÃO COM VOCÊS?
Sim, você pode escolher a Tech Rio para fazer a validação presencial do seu Certificado Digital, mesmo que o anterior não tem sido validado conosco. Será um prazer atendê-lo.
COMO SABER QUAL CERTIFICADO DIGITAL EU PRECISO?
Existem diferentes aplicações e usos para o Certificado Digital, clique aqui e veja as principais aplicações e usos você e para sua empresa.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CERTIFICADO DIGITAL A1 E A3?
certificado do tipo A1 é um documento eletrônico, que contem seu arquivo gerado/armazenado diretamente no computador (software), ele não depende de uma mídia externa para sua utilização, pode ser usado simultaneamente em diversos equipamentos e tem validade de 12 meses.
certificado do modelo A3 é um documento eletrônico, armazenado/gerado dentro de um dispositivo criptográfico (hardware) - cartão, token ou smartphone (no cado do Bird ID). Sua utilização é realizada em apenas um equipamento por vez, por possuir um nível de segurança mais elevado e tem validade de 12, 24 ou 36 meses.


O QUE É CHAVE PRIVADA?
chave privada é gerada simultaneamente com a chave publica e são relacionadas a um sistema de criptografia assimétrica, que protege o acesso ao certificado digital. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.
O QUE É CHAVE PÚBLICA?
chave pública é gerada simultaneamente com a chave privada e são relacionadas a um sistema de criptografia assimétrica, que protege o acesso ao certificado digital. A chave pública está associada com os dados do seu titular e é utilizada para verificar a assinatura digital criada com a chave privada correspondente. Ela também é utilizada para cifrar mensagens ou arquivos que podem ser decifrados com a chave privada correspondente.
QUEM PODE TER UM CERTIFICADO DIGITAL?

O certificado pode ser de titularidade de uma Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Equipamento ou Aplicação. 


- Pessoa Física: um e-CPF emitido para qualquer pessoa física que possua CPF (Cadastro de Pessoa Física).

- Pessoa Jurídica: um e-CNPJ emitido para qualquer empresa cadastrada no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

- Equipamento/Aplicação: um certificado de servidor emitido para um common name (host domínio).

QUAL A VALIDADE JURÍDICA DO CERTIFICADO DIGITAL?
Um documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica do equivalente em papel assinado de próprio punho, comprovando que o documento foi assinado e autenticado pelo próprio titular admitindo o ato de não-repudio.
A VALIDAÇÃO PRESENCIAL SÓ PODE SER FEITA NAS LOJAS?
Não. Para sua comodidade, nós vamos até você mediante disponibilidade de agenda e orçamento.

A validação realizada em nossas lojas é gratuita. A cobrança adicional ocorre apenas quando é necessário deslocar um de nossos Agentes até você.
O QUE É VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

validação presencial é uma das etapas necessárias para a obtenção de um certificado digital. Caso o futuro titular não preencha os requisitos exigidos nas validações online ou opte pela validação presencial, o mesmo deverá comparecer em uma das unidades da AR TECH RIO ou agendar um atendimento presencial (VIP).

Nessa etapa, o Agente de Registro identificará o futuro titular e validará as informações do certificado de acordo com os documentos apresentados. Esse procedimento é de caráter obrigatório, de acordo com o descrito como regras pela ICP-Brasil para identificação e autenticação.

QUAIS SENHAS SÃO CADASTRADAS NO CERTIFICADO DIGITAL?

certificado digital A1 possui apenas uma única senha de proteção, chamada de senha de instalação, cadastrada durante o processo de emissão do certificado.

certificado digital A3 possui as seguintes senhas de proteção: Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado e a senha PUK para desbloqueio da senha PIN caso seja excedido o número de tentativas da utilização da senha PIN incorreta.

MEU CERTIFICADO FOI EXTRAVIADO. COMO FAÇO PARA REVOGAR/CANCELAR?
Em caso de perda do Certificado, você deverá revogá-lo imediatamente. Para isso acesse o site, vá até a opção Revogar Certificado, informe a frase senha gerada automaticamente ou cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirme a revogação.  Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer em nossa unidade munido de um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao Agente de Registro.

Revogar Certificado


QUAIS OS CUIDADOS DEVO TER COM A MINHA SENHA ?

1. Nunca divulgar ou compartilhar a senha a ninguém. 

2. Não anotar a senha em papeis e guardar em uma gaveta, em baixo do teclado, etc.

3. Não introduzir a senha quando alguém puder observar suas mãos

Quando se tratar de certificado do tipo A3 armazenado em mídias criptográficas (token/smartcard):
senha deve ser sempre memorizada e alterada periodicamente, ou quando houver a suspeita de comprometimento.
Deve-se cadastrar uma senha forte composta por no mínimo 8 caracteres, formados a partir da combinação de letras maiúsculas, letras minúsculas, símbolos especiais e números. 


*Lembre-se que as senhas de seu certificado digital não são resetadas ou modificadas através de nossos canais de atendimento ao cliente.

O PROFISSIONAL CONTÁBIL PODE UTILIZAR O MEU CERTIFICADO DIGITAL?
Não indicamos deixar o documento em posse de terceiros. Desde que seja feita uma procuração eletrônica dando tais poderes ao contador, é possível sim. 
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No entanto, é importante ressaltar que qualquer problema com o certificado digital é de responsabilidade de seu titular. Por esse motivo é necessário discriminar quais serão as responsabilidades do profissional quanto ao uso do certificado digital na hora de fazer a sua procuração eletrônica.
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Cuide bem da sua identidade no mundo virtual. 
PRECISO AGENDAR A VALIDAÇÃO PRESENCIAL?

Com o agendamento da validação presencial seu atendimento será prioritário, mas em todas as nossas unidades você poderá ser atendido por ordem de chegada. Na Tech Rio Certificadora Digital em menos de 30 minutos você sai com o seu certificado pronto para uso.  




É POSSÍVEL AGENDAR O ATENDIMENTO EM MINHA CASA OU EMPRESA?
Sim, para que verificarmos a disponibilidade de atendimento em sua região, entre em contato conosco por telefone (21) 3570-1045 ou pelo WhatsApp (clique aqui).
EXISTE AGENDAMENTO DE VALIDAÇÃO PRESENCIAL FORA DO BRASIL?
A TECH RIO conta com uma equipe de Agentes de Registro capacitados para efetuar a sua Validação seja ela Online ou Presencial mesmo quando fora do Brasil. É necessário fornecer dados e solicitar orçamento. Entre em contato conosco por telefone (21) 3570-1045 ou pelo WhatsApp (clique aqui).
COMO SOLICITAR REEMBOLSO DE COMPRA ?

Para solicitar o reembolso entre em contato conosco pelo telefone (21)3570-1045 ou pelo WhatsApp (Clique Aqui).


Para compras efetuadas através de cartão de crédito: 

A restituição do valor do produto em questão se dará através de pedido de estorno dos valores no cartão de crédito utilizado na compra e será feita diretamente pela administradora de cartões, que poderá ocorrer em até 2 (duas) faturas subsequentes conforme política de devoluções de crédito estabelecida pela administradora do cartão de crédito.

Para compras efetuadas através de Boleto Bancário: A restituição do valor do produto em questão se dará através de Crédito em conta corrente do cliente em até 30 (trinta) dias, após recebimento da solicitação de devolução dos valores(caso não haja pendência nos dados informados pelo cliente no ato da formalização da solicitação do reembolso). Havendo divergências e/ou falta de informações para que o reembolso seja processado, este prazo se iniciará somente após as devidas correções pelo cliente. 

Para saber mais acesse nossa Política de Garantia.


QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A VIDEOCONFERÊNCIA?
Para a realização da videoconferência é necessário que o titular possua em mãos seu documento de identificação, enviado/anexado anteriormente durante o cadastro de seus dados no agendamento, tanto para certificados de pessoa física ou jurídica.
Em casos de validações para pessoa jurídica não é necessário apresentar nenhum documento da empresa, porém é de extrema importância que o representante legal possua o 
cartão CNPJ em mãos para a confirmação dos dados que serão requisitados pelo nosso agente validador.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS QUE DEVO LEVAR NA VALIDAÇÃO PRESENCIAL?
Para a validação presencial, o futuro titular do certificado deverá comparecer perante oAgente de Registro da AR Tech Rio, portando seus documentos pessoais. Verifiqueabaixo a lista dos documentos necessários: 

Para emitir um Certificado Digital Pessoa Física, a documentação necessária é:
● Documento de Identificação com foto e CPF;
● Título de Eleitor (opcional);
● PIS, PASEP, NIT (opcional);
● CEI (caso seja empregador).
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Para emitir um Certificado Digital Pessoa Jurídica, a documentação necessária é:
● Cartão CNPJ;
● Contrato Social (com alteração se houver);
● Documento de Identificação com foto e CPF;
● PIS, PASEP, NIT (opcional).


Observações:

• São aceitos como documentos de Identificação: CNH, Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira deClasse (OAB, CRC, etc), RNE; CTPS (modelo novo).

• Aceita-se para a comprovação do CPF: o cartão do CPF, documentos de Identificação que contenhamesta informação, como CNH, ou ainda o comprovante de consulta de situação cadastral gerado no site daReceita Federal do Brasil;

• O CEI, NIS/PIS/PASEP/NIT são documentos opcionais para certificados de Pessoa Física em geral.Entretanto, são obrigatórios para acessar o Conectividade Social ICP.

• Em caso de alteração de nome, otitular deverá apresentar certidão de casamento ou separação em sua via original;

• A apresentação de um segundo documento de identificação não é obrigatória. No entanto, a AR TECH RIO se reserva do direito de não realizar a validação presencial, caso o documento de identificaçãoesteja em mal estado de conservação.
COMO REVOGAR/CANCELAR MEU CERTIFICADO DIGITAL?
revogação de um certificado digital pode ser feita por seu titular a qualquer momento. Para isso acesse a página da AR TECH RIO (clique aqui) vá até a opção Revogar Certificado, informe a frase senha gerada automaticamente ou cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirme a revogação.

Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer em um de nossa unidade (Verifique aqui a mais próxima) munido de um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao Agente de Registro.

Revogar Certificado
O QUE É O CERTIFICADO BIRD ID (CERTIFICADO EM NUVEM)?

BIRD ID é o certificado em nuvem do tipo A3 da AR Tech Rio, que não necessita de uma mídia física para sua emissão. Pode ser instalado em seu smartphone ou computador através de seu aplicativo, seu diferencial é justamente possuir as mesmas funcionalidades de um certificado em token ou cartão, e ao mesmo tempo permitir que a assinatura seja realizada através de um aparelho mobile. Seu gerenciamento é feito através do aplicativo Bird ID que possibilita o controle e sincronização com diversos dispositivos.

Para mais informações entre em contato como nossa equipe de especialistas pelo telefone (21) 3570-1045 ou pelo WhatsApp (Clique Aqui).

O QUE É TOKEN?

Token é um tipo de dispositivo onde o Certificado Digital pode ser armazenado. Ele que se conecta diretamente na porta USB do computador, dispensando qualquer tipo de adaptador.


O Token é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta. Caso se atinja todas as tentativas de digitação o Token e o certificado digital serão bloqueados. 


É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do token e do certificado digital.


O QUE É CARTÃO INTELIGENTE?

Cartão inteligente ou smartcard é um tipo de dispositivo onde o Certificado Digital pode ser armazenado. Neste  caso, os dados do Certificado Digital ficam dentro do chip do cartão. Para a leitura dos dados do cartão é necessário ter uma leitora de cartão ou um computador que tenha a leitora embutida.  


O cartão é protegido por uma senha que possui uma politica de bloqueio após algumas tentativas consecutivas de digitação incorreta. Caso se atinja todas as tentativas de digitação o cartão e o certificado digital serão bloqueados.


É recomendado que a senha digitada seja memorizada para evitar bloqueios e perda do cartão e do certificado digital.


O QUE É VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA?

validação por videoconferência é a etapa de confirmação da identidade realizada em uma videochamada entre o titular e a equipe da AR TECH RIO. A videoconferência pode ser realizada via computador ou smartphone em dia e horário agendados pelo próprio titular.


Requisitos:

1. Ter as biometrias cadastradas na ICP-Brasil (ter emitido um certificado presencialmente a partir de 2018) ou possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

2. Ter acesso a um dispositivo (computador, tablet ou celular) com câmera e microfone.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE VALIDAÇÃO ONLINE?

Para que um certificado digital ICP-Brasil possa ser emitido é necessário que a Autoridade competente tenha confirmado a identidade do futuro titular para poder atribuir a ele um par de chaves. Esta etapa é chamada de validação e ela pode ser realizada de três formas disponíveis: validação presencial, validação por videoconferência e emissão ou renovação online.

Existe hoje duas formas de validação totalmente online.


  1. Videoconferência.
  2. Emissão e Renovação Online.
O QUE É A VALIDAÇÃO POR EMISSÃO E/OU RENOVAÇÃO ONLINE?

validação por renovação online está disponível para os titulares que possuam certificados de Pessoa Física e Jurídica A3 válidos. Os dados e período do novo certificado serão os mesmos do certificado atual.

Os titulares de certificados de Pessoa Física A3 poderão também emitir novos certificados e-CPF/e-CNPJ utilizando o próprio certificado para confirmação online de sua identidade.


Requisitos:

1. Ter um Certificado CNPJ /NFe A3 válido para realizar a renovação online.

2. Ter um Certificado CPF A3 válido para realizar a emissão online de novos certificados, sejam de Pessoa Física ou Jurídica, A1 ou A3.